O Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados por futebol. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o verde e o branco, que permanecem desde aquela época. Tem como principal título, a conquista da Copa do Brasil de 1999, quando derrotou o Botafogo. O Juventude é o único clube do interior gaúcho que nunca foi rebaixado no Campeonato Gaúcho. Hoje disputa a Quarta Divisão do futebol brasileiro, e completa 100 anos em 2013. É considerado o time de maior torcida do Interior do Estado.
Além da conquista da Copa do Brasil em 1999, outras grandes conquistas foram o Campeonato Brasileiro da Série B de 1994, e o Campeonato Gaúcho de 1998, de forma invicta. Foi campeão do Interior do Campeonato Gaúcho por 15 vezes.
O Estádio Alfredo Jaconi, reinaugurado em 1975, na partida entre Juventude e Flamengo-RJ, que terminou empatada em zero. O nome é uma homenagem ao senhor Alfredo Jaconi que foi jogador, treinador e dirigente do clube durante as décadas de 30 e 40. O estádio da papada (apelido da torcida do clube), após reformas para aumentar o conforto e a segurança dos torcedores, tem capacidade para quase 24 mil pessoas, tendo como o seu recorde de público 37.740 pagantes em um jogo contra o Grêmio em 26 de novembro de 2002, na qual foi derrotado por um a zero.
Site oficial: www.juventude.com.br/