8 de março de 2013

CERÂMICA ATLÉTICO CLUBE

O Cerâmica Atlético Clube é sediado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e foi fundado em 19 de abril de 1950.

Suas cores são preto, verde e amarelo. Seus fundadores foram Antônio Vieira Ramos, Sinval Dias da Rosa, Osvaldo dias da Rosa, Adão Medeiros, Ari Ramos, Osvaldo Brito, Osmar Dias, Antonio Ribeiro, Carlos Selister, Elói Machado, Erni Ramos, Alcides Correa e Ari Medeiros. O clube foi durante a maior parte de sua história amador, tendo sua primeira partida como profissional realizada no dia 26 de agosto de 2007, com o resultado de derrota por 2 a 1 para o Guarani, pela Copa FGF 2007, no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada já que seu estádio ainda estava sendo construído.

A primeira vitória do clube como profissionalizado ocorreu no dia 2 de setembro de 2007. Foi contra o Juventude B, no Estádio Alfredo Jaconi, em que o Cerâmiza fez 1 a 0, também pela Copa FGF 2007.

O Cerâmica conseguiu uma façanha logo no ano seguinte. Na Copa FGF 2008, após terminar em 8º entre nove clubes no seu grupo na primeira fase, o time eliminou o juniores do Grêmio, nos pênaltis, por 3 a 2. Na fase seguinte, os juniores do Internacional também foram eliminados, com o resultado agregado de 6-3 (3-0 e 3-3). Na semifinal, o eliminado foi o Novo Hamburgo, após vencer em casa por 2 a 1 e empatar fora em 1 a 1. O Cerâmica chegou a sua primeira final como profissional logo no seu primeiro ano, mas o clube não levantou o troféu, já que empatou em casa em 0 a 0 com o Pelotas perdeu por 2 a 0 no Estádio Boca do Lobo. Em 2010 chegou a final novamente perdendo para os juniores do internacional por 3 x 0. A equipe agora busca a série D do brasileirão.

O vice-campeonato rendeu ao clube uma participação na Copa do Brasil 2010 e 20 mil reais oriundos da FGF. Pela competição nacional, foi eliminado na primeira fase, onde jogou contra o Paraná Clube, tendo empatado em casa no primeiro jogo por 1x1 e foi goleado de virada por 6x1 na partida de volta.

Também em 2010 participou da Recopa Sul Brasileira, representando o Rio Grande do Sul devido à recusa do Sport Club Internacional de participar como o campeão da Copa FGF. O Cerâmica sagrou-se campeão depois de derrotar o Brusque de Santa Catarina na final por 1 a 0. Esse é o principal título do clube desde sua fundação.

No ano seguinte, a equipe comandada pelo técnico e ex-jogador do clube, Lico Freitas conseguiu um feito inédito, a classificação do Cerâmica para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2012. Em quatro anos de profissionalismo, o Cerâmica tem apresentado uma evolução interessante, além disso, disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 - Série D.


O Cerâmica Atlético Clube não poupa esforços para oferecer a seus associados e atletas a infra-estrutura necessária para o lazer e prática de esportes. O Estádio Antônio Vieira Ramos (Vieirão) está praticamente concluído, com capacidade para mais de oito mil torcedores. A estrutura disponível é reconhecida no Estado como uma das melhores devido o grande investimento aplicado. O gramado reformado tem certificado internacional e é o mesmo encontrado no suplementar do Grêmio e do Internacional, no estádio do Juventude, Caxias, Portuguesa e Figueirense.



Fonte: Wikipedia